terça-feira, outubro 2

Para saber...







Hoje em dia é difícil achar alguém que não goste de tatuagem, porém, sabemos que ainda há muito preconceito “escondido” ou nem tanto com quem tem tatuagem. Estas linhas delicadas, precisas e bonitas, encantaram o mundo. O mais divertido em uma tatuagem é que você pode escolher a cor, o desenho, o formato e o tamanho. É uma maneira de se expressar, mostrar quem você é, o que gosta, deixar sua própria marca em seu corpo para que as outras pessoas saibam um pouco mais sobre você.

Então eu fui mais afundo, pesquisei algumas coisas sobre a tatuagem e decidi postá-las aqui.

Como surgiu?

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais ligados a religião.

E a máquina de tatuagem?

Em 1891, Samuel O'Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison ( sim, ele! O carinha que inventou a lâmpada também fez uma das primeiras máquinas de tatuar, era uma caneta elétrica com o propósito de fazer inscrições).
Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.

Igreja Católica x Tatuagem

A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no próprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.

A tatuagem na família Real

Segundo documentos antigos, o Rei Harold II de Inglaterra, que viveu entre 1022 e 1066, foi o primeiro homem de uma família real a ostentar uma tatuagem.

O Rei Jorge V governou o Reino Unido entre 1910 e 1936, ano da sua morte. Popularmente conhecido como o Duque de York, foi ainda o primeiro rei do Estado Livre Irlandês e Imperador da Índia. Em matéria de tatuagens, tinha no braço uma tatuagem de um dragão vermelho, realizada por um artista japonês.  

Rei da Jugoslávia entre 1921 e 1934 – ano em que foi assassinado – Alexandre o primeiro tinha uma águia de grandes dimensões tatuada no peito. 

Rei da Dinamarca entre 1947 e 1972, ano em que faleceu, Frederico IX sempre exibiu com orgulho as suas tatuagens – um dragão e o brasão da família. 

No Brasil

No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen. Ele ficou conhecido como Mr. Tattoo, ou apenas Lucky. O dinamarquês chegou no país em 1959 e morou em Santos, no litoral paulista. Manteve-se financeiramente utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.

Fui procurar algo sobre tatuagem e achei esse "guia" que fala sobre diferentes tipos de tatuagem e mostra diversas delas em lugares diferentes. É uma ótima imagem, ela dá muitas ideias para quem quer ter uma tatuagem e não sabe o desenho e aonde vai ser ainda.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário